Concursos TREs: Raio-X completo dos certames pelo país


Cursos para Concurso TRE-SPChegou a nossa vez de fazer um Raio-X dos concursos TREs espalhados pelo nosso país. Meu nome é Ricardo Torques, sou professor de Direito Eleitoral no Estratégia Concursos e coordenador do Estratégia Carreira Jurídica. Esse artigo é pra você que almeja trabalhar em Tribunais Regionais Eleitorais e quer entender, de forma geral, como funciona esse concurso.
Os TREs representam o ideal de muito concurseiro, por uma série de fatores: qualidade de vida no trabalho; carga horária de trabalho inferior à do Executivo e do Legislativo; assistência à saúde; recesso forense, enfim, vários benefícios. No final dessa página você encontrará um link com um artigo escrito pelo professor Fabrício Rêgo no qual ele aborda uma série de benefícios das carreiras de tribunais.

SITUAÇÃO DOS CONCURSOS TREs

Cursos Online para Concurso TRE-SP
Antes, saiba que o Brasil possui um TRE por cada unidade da federação, o que contabiliza 27 tribunais, mais o Tribunal Superior Eleitoral. Logo, você que gosta da área eleitoral, são 28 oportunidades de trabalho pelo país.
Os concursos TREs que já estão vencidos são os seguintes:
TRE – Alagoas
TRE – Bahia
TRE – Tocantins
TRE – Espírito Santo
TRE – Rio Grande do Norte
TRE – Rondônia
TRE – Pernambuco
TRE – Ceará
TRE – São Paulo
Além disso, os seguintes TREs vencem ainda em 2016:
TRE – Pará
TRE – Paraná
TRE – Rio de Janeiro
TSE
De todos, destaco os TREs da Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco, os quais nomeiam muitos candidatos. Aqui já aproveito para fazer um adendo: é comum dos tribunais convocarem muito mais aprovados do que o número de vagas do edital. Logo, essa não deve ser a sua preocupação.
Veja no quadro abaixo o exemplo real do que estou falando:
concurso TREs convoc 2
concurso TREs convoc
Se você observou bem, para o cargo de técnico chamam quase 10 vezes mais o número de vagas previstas no edital. Essa razão é um pouco menor para os cargos de analista, mas não fica tão distante.
O TSE, por exemplo, fez concurso para cadastro de reserva e convocou 349 técnicos e 124 analistas da área judiciária.

PROFESSOR, QUAIS AS BANCAS QUE MAIS REALIZAM CONCURSOS TRES?

Veremos abaixo que as bancas giram em torno de dois principais eixos: Fundação Carlos Chagas e Cespe. São 12 concursos para a FCC, 8 para o Cespe e o restante distribuído entre outras bancas menores.
concurso TREs bancas
Claro que o ideal para sua preparação é se basear na banca do último concurso para o qual pretende prestar a prova.

QUAIS AS MATÉRIAS QUE MAIS CAEM NOS CONCURSOS TRES?

Fiz um levantamento em todos os editais e estou trazendo pra você, agora, o panorama dos concursos TREs em termos de matérias cobradas. Qual a porcentagem de cobrança de cada uma?
Independente da prova que vá realizar, esse quadro serve de guia para um estudo genérico das matérias. Acima de 90% de incidência, é recomendável estudar a disciplina com antecedência.
concurso TREs matérias

Fonte. Blog estrategia Concursos

Dicas do blog  TRT 24 horas
Livro de português mais indicado  Clique Aqui  PROF. DUDA NOGUEIRA 
CURSO DE ESTUDO E MEMORIZAÇÃO PARA CONCURSOS .  Clique Aqui

Cursos Online para Concurso TRE-SP

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...