Saiba como se preparar para a prova de Língua Portuguesa

O professor da disciplina de Língua Portuguesa do curso Professor Marcelo Braga, Daniel Cristiano Fuman, forneceu dicas para auxiliar os interessados do concurso para o Tribunal Regioal Eleitoral deMinas Gerais (TRT-MG).Inicialmente, o docente orienta aos candidatos que levem em consideração os assuntos mais frequentes.

"Nas provas de Língua Portuguesa, os assuntos recorrentes são interpretação de texto; verbo, assim como tempo, flexão, vozes, transitividade, correlação, tempo; crase e regência; concordância; pontuação, vírgula; conjunções; pronomes, referente linguístico, pronomes, oblíquos; e o emprego dos pronomes relativos", frisou.

Se o assunto é interpretação de texto, o especialista ressalta que normalmente a instituição apresenta dois textos. "Para que possa resolver as questões de forma coerente, torna-se imprescindível que o participante leia os textos em dois momentos. Na primeira leitura, busque perceber a tipologia textual, uma ou outra informação explícita e a linguagem utilizada; na segunda leitura, identifique a ideia central e compreenda as informações implícitas", avaliou.
 
Quanto ao conteúdo gramatical, o professor lembra que é importante priorizar o que mais se cobra em cada assunto. Já quanto ao verbo, por sua vez, Daniel Fuman pede ao candidato que priorize vozes verbais, flexões e tempo. "O enunciado assim pode surgir transpondo a frase "apresenta-se um bom conteúdo" para a voz passiva. Há possibilidade de mudança de voz verbal", enfatizou.

Outro ponto bastante importante para o docente são os pronomes e as crases. "Quanto ao uso do pronome relativo, a instituição apresentará frases com o pronome relativo destacado para que o candidato analise se mesmo empregado se encontra adequado. Quando ao estudo da crase, a instituição exigirá o conhecimento de regência. É bom entender que há dois tipos de crase: pela dependência do verbo ou do nome e a crase fixa, tal como locuções prepositiva, adverbial e conjuntiva", alegou.

E lembrou: "O pronome oblíquo e à colocação, a instituição apresentará uma frase com passagens repetidas para que sejam substituídas pelos pronomes. Na concordância, por sua vez, os casos mais exigidos são regra geral, o pronome 'SE' apassivador,  e o verbo impessoal. Na conjunção, a instituição cobrará a semântica, a substituição de uma conjunção por outra de mesmo valor semântico. Na pontuação normalmente o texto dos enunciados se repetem. Cabe ao candidato entender que a maior exigência é a vírgula. É sempre bom lembrar que não se deve separar sujeito de verbo; verbo de complemento; complemento de nome; além de usar apenas uma vírgula para intercalar é essencial, pois munido desse conhecimento, resolverá todas as questões de pontuação", informou.

O especialista também afirma ser bastante importante adaptar-se ao novo modo de estudos. "Com essas informações, além dos estudos pela internet, por meio de videoaulas, as quais são essenciais, resolvendo provas, tenho a ciência de que o candidato conseguirá gabaritar a prova de Língua Portuguesa", frisou.
 
Por fim, o profissional deixa um recado para aqueles que estão nesta longa caminhada que é a vida de concurseiro: "Não se esqueça de que uma boa orientação é indispensável para o seu sucesso", finalizou

Fonte: Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...