Atualidades nas Provas dos TRTs , e agora?

Olá querido concurseiro, tudo bem? 

Diante de tantas questões, perguntas, dúvidas, anseios, angústias, amarguras, incertezas, inverdades, falácias, pegadinhas e exaltações sobre o tema, resolvi escrever algo bastante direto e objetivo sobre as questões de “atualidades” das mais variadas provas e bancas.

De antemão reforço a necessidade de romper com a mística de que estudar atualidades compreende uma rápida visualização do Jornal Nacional. Ou ainda, aquelas mentes mais “avançadas” e “amadurecidas” que acreditam gabaritar atualidades pelo simples fato de “dominar” assuntos superficialmente, pelo senso comum.

Longe disso querido candidato! O que tenho visualizado nas últimas provas das mais variadas bancas são temas que repercutem no cenário nacional e/ou internacional, tendo abordagem relacionada com as mais variadas áreas do conhecimento. Assim, o candidato que detém o conhecimento sobre o que se passa no Brasil e no mundo, pode prever um tema de Direito Constitucional, Direito do Trabalho, ou ainda acertar em cheio uma questão de atualidades.

 DICA! As grandes discussões que norteiam a análise de temas atuais têm sido utilizadas como temas de redação.

Com essa visão mais abrangente sobre a importância das temáticas atuais, partimos para pressupostos ainda mais relevantes:

• Existem diferentes maneiras de se abordar um tema. Por isso, absorver dados muito básicos e rasos prejudica a análise amplificada de determinada situação problema.

• Estejam atentos para a análise de gráficos, dados, tabelas e as demais formas de compilação de informações.

 • A complexidade das questões apresenta grande variação. Tudo depende da banca, do cargo e da concorrência. Porém, em suma, os temas costumam apresentar semelhança de conteúdos, variando apenas na disposição e complexidade.

• É notável a busca por temas que apresentem laços macrorregionais, favorecendo o candidato que acompanha diferentes noticiários, sendo capaz de analisar os diferentes impactos de determinada situação problema.

• É fato: conceitos da geografia e contextualizações históricas são de extrema importância para o entendimento de uma questão. Para isso, alguns temas acabam sendo “sempre atuais”, já que exigem o domínio conceitual.

 • As questões de atualidades partem de alguns eixos temáticos:

  Aspectos Geopolíticos (principais conflitos em questão, desdobramentos e os efeitos a curto, médio e longo prazo).










Aspectos Econômicos (com a análise de determinadas estruturas da economia, além da exigência de conceitos básicos sobre blocos econômicos, organizações supranacionais e a própria dinâmica do mercado a partir de situações exemplo).







Aspectos Ambientais (exploram uma infinidade de temas, aproximando as problemáticas com conceitos e análises históricas. Exemplo: Conferências ambientais; Efeito Estufa e o aquecimento global; Transposição do Rio São Francisco; Construção da Usina de Belo Monte; Crise Energética).




Aspectos Políticos e Sociais (abordagem enfática em casos que promoveram mudanças nas respectivas esferas, buscando uma análise pragmática e substancial destas transformações sugeridas por articulações políticas e/ou sociais. Exemplo: Políticas públicas voltadas para a contensão da violência; Discussão sobre legalização da maconha, aprovação do casamento civil gay ou do aborto).





Ciência e Tecnologia (as principais modificações nos segmentos que impactam diretamente na vida do cidadão, além de análises puramente científicas sobre avanços da medicina e/ou informática).










SUA DÚVIDA É NOSSA RESPOSTA! 

Qual o perfil do candidato que gabarita prova de “ATUALIDADES”? Deve estar passando pela sua cabeça que você deverá conhecer assuntos das mais variadas áreas do conhecimento, certo? SIM. O candidato que consegue “fechar” a prova de atualidades tem domínio bastante versátil e apresenta ainda a capacidade de promover o diálogo entre temas. É um candidato antenado e longe da alienação. É ainda aquele que prioriza a qualidade do que a quantidade.

Confira Mais Clique aqui 

ATUALIDADES

Atualidades
PROF.RODOLFO GRACIOLI


PROF.RODOLFO GRACIOLI

Prof.Rodolfo Gracioli 
Atualidades - Para Concursos de Técnico e Analista - Col. Tribunais e Mpu



Amigos a nossa pagina de  Cursos e Materiais em PDF para TRTs já tem material disponível. Confira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...