Saiba como se preparar para a prova de Português

Para auxiliar na preparação dos candidatos do concurso para técnico e analista judiciários do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, a professora de Língua Portuguesa do curso LFG, Luciane Sartori, avaliou o conteúdo programático da matéria, falou sobre a melhor forma de se preparar para os exames e forneceu dicas importantes.

Ao avaliar o programa da disciplina, a especialista avaliou que o mesmo está parecido com os das últimas seleções. "É preciso ter atenção com os dois últimos ítens deste conteúdo, pois o que nos parece é a cobrança de redação oficial, o que não ficou claro no edital", ressaltou.

Se o assunto é como os estudantes devem se preparar para os exames, de acordo com a docente, os candidatos a um concurso não devem ficar presos à teoria, devem treinar muito a realização das provas. "Basta que treinem por meio de provas anteriores. Para estudar a Língua Portuguesa basta que sejam provas da mesma banca. Na internet há muitas", frisou. E indicou: "Ao menos seis horas por dia é o ideal".


Quando a questão é o principal erro dos alunos ao estudarem, segundo Luciane Sartori, os concorrentes focam apenas na teoria e não simulam a prática da prova. "No dia, passarão por  muitas surpresas indesejadas", lembrou.

De acordo com a professora, o último concurso teve praticamente o mesmo conteúdo. "Mudam-se os termos empregados, porém o que se cobrou foi o mesmo que se está cobrando agora, com exceção da parte de redação oficial que não foi mencionada na última seleção. O restante permanece, assim como grafia, acentuação, sintaxe, regência,concordância, pontuação, flexão de palavras, crase,  redação, confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas, interpretação de texto, significação literal e contextual de palavras", ressalta.

Em relação ao material para estudos, a professora indica alguns: "Para Língua Portuguesa eu sugiro um livro bastante tranquilo de se ler, pois tem linguagem bem simples, que é o curso Prático de Gramática, Ernani Terra, Editora Scipione. Além disso, indico também  Vade Mecum Doutrina, do qual sou coautora. Sua linguagem é facilitada, especialmente para aqueles que não são formados em Direito, pois apresenta todas as matérias comuns em concursos para técnicos e analistas: Sartori, Luciane, coautora in Vade Mecum Doutrina: técnico e analista/coordenação, Álvaro de Azevedo e Nathaly
Campitelli Roque.- São Paulo: Grupo Gen, Editora Método, 2014, 4ª edição", salientou.

Para a especialista, o ponto mais importante e forte da prova, é a matéria específica, no caso Direito do Trabalho e Processual, e Português. Na última, ela ressaltou, especificamente, deve-se ter muita atenção com a parte de interpretação de textos e redação. "Se você for bem na prova objetiva e não der a devida importância para redação, todo seu esforço cairá por terra, afinal de contas a sua classificação pode cair muito com uma nota baixa da mesma, e aquele que estudou pouco, com nota alta em redação, passará longe na sua frente", alegou.

Por fim, Luciane Sartori deixa um simples e significativo recado para aqueles que estão nesta longa jornada: "Não deixem de praticar bastante! A simulação da prova faz toda a diferença para se alcançar um excelente resultado", finalizou.
Livros mais indicados


Língua Portuguesa Para Concursos - 2ª Ed. 2015 http://oferta.vc/6gvc

Questões Comentadas de Português - Para Analista e Técnico - Col. Tribunais - 3ª Ed. 2015http://oferta.vc/6G2x

Interpretação de Textos Para Concursos - Inclui Redação Oficial http://oferta.vc/6bnq

Língua Portuguesa Para Concursos da FGV - Gramática e Interpretação http://oferta.vc/6ZPw

Revisaço - Língua Portuguesa - 3.369 Questões Comentadas e Organizadas Por Assunto - 2ª Ed. 2015 http://oferta.vc/6ta8


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...