Saiba como se preparar psicologicamente para a prova do tribunal

Estando cada vez mais próximo da divulgação do edital, a FOLHA DIRIGIDA, com objetivo de melhorar o desempenho na preparação para o concurso, conversou com a psicóloga e psicanalista, Consuelo Pareto, que trabalha no processo de orientação de candidatos. Ela nos forneceu algumas dicas para evitar a tensão nos concorrentes. Quando a questão é o que fazer antes do exame, segundo a especialista, considerando que a prova é geralmente no período da manhã, o candidato deverá ganatir uma boa noite de sono. "Um café da manhã saudável também é bastante importante, caso contrário o aluno pode obter sua concentração e atenção afetadas", orientou.

Para a psicanalista, a melhor forma para chegar no local de prova seria antecipadamente, que assegurará ao aluno que esta o levará ao local do exame dentro do horário exigido pelo edital, esteja ele só ou acompanhado, de carro ou de transporte coletivo. "Sugere-se que o próprio esteja no local da prova antes do dia do exame para não ter surpresas desagradáveis no dia oficial, pois isto pode afetar seu rendimento ao fazer o teste", indica.

Um detalhe de grande relevância ao se fazer uma prova para concurso, é o fator atenção, conforme salientou a especialista. De acodo com Consuelo Pareto, o candidato deve conhecer bem o que se espera no exame. "Para isso deve-se ler atentamente o documento e também o enunciado das questões. Muitos concorrentes sabem a resposta e erram por questão de interpretação e falta de atenção. Em uma prova psicotécnica isso, geralmente, tem peso especial", lembra.

Para a psicóloga, quando a questão é uma tática para tirar o nervosismo, embora a ansiedade possa ser desencadeada por um fator externo, não é o fator que a causa. "Pessoas ansiosas tendem a apresentar esse sintoma em diversas situações de seu dia a dia. A ansiedade deve ser tratada, preferencialmente, em consultório. Por outro lado, fazer coisas agradáveis ao candidato um dia antes do exame, pode ajudá-lo a conseguir humor favorável no dia da prova", salienta.

Segundo a especialista, não é recomendável levar lanche para o exame. Alimentar-se adequadamente antes da avaliação é importante e ideal, para não ter que interromper o raciocínio, indica. "A atenção se divide no foco, além do risco de pequenos acidentes como derramar iogurte no papel de prova. Se o aluno entender que sua fome também pode ser um motivo para se desconcentrar, seria interessante tentar se adequar as horas que teria que ficar sem se alimentar, fazendo um treino em casa", avalia.

Por fim, Consuelo Pareto, deixa um recado para os nervosos de plantão: "É importante cuidar sempre de sua vida mental. É no tratamento a longo prazo que podemos buscar alternativas melhores para nossas aflições. Não se pode de um dia para o outro, deixar de ser ansioso para fazer uma prova, por exemplo. Antes, é preciso que essa ansiedade te incomode minimamente para te levar a buscar um tratamento e ter mais auto conhecimento. Isso sim pode te deixar mais preparado, não apenas para uma prova, mas para a vida", finaliza, ressaltando ainda: "Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade." (autor desconhecido)

Fonte. Folha Dirigida

Um comentário:

  1. Que bom que você gostou da frase inicial do meu poema Mude.
    Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.
    Que, aliás, não é de Clarice Lispector.

    Se puder, veja o poema todo, assim como o vídeo e o livro Mude, publicado pela Pandabooks, com prefácio de Antonio Abujamra, e à venda nas maiores livrarias.

    E o vídeo Mude pode ser visto aqui, no Comercial da Fiat:
    http://www.youtube.com/watch?v=-IwFkGLRKps
    Ou aqui:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded...

    Devidamente registrado na Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura – Registro 294507 – Livro 534 – Folha 167 – em 04/08/2003.

    A Revista Veja publicou matéria a respeito:http://veja.abril.com.br/090703/p_103.html

    Além disso, tal poema também já foi publicado por Pedro Bial na faixa 4 do CD Filtro Solar.

    Até o “mago” Paulo Coelho tem plagiado este meu poema, tanto no Twitter, quanto no Facebook, e em vários jornais e revistas, do Brasil e do exterior, como se pode ver aqui: http://mude.blogspot.com.br/2011/04/paulo-coelho.html

    Mais detalhes em http://Mude.blogspot.com

    Seja feliz!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...